O Iluminismo surgiu na França, no século XVIII, e se caracterizava por procurar uma explicação racional para todas as coisas. Seus adeptos, com suas ideias, abriram caminho para a Revolução Francesa.

            Os principais filósofos iluministas foram: Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot. Montesquieu recomendou a divisão dos três poderes, executivo legislativo e judiciário, como a única forma de garantir a liberdade. Voltaire criticou a intolerância nas Cartas Inglesas. Rousseau defendeu a liberdade e a igualdade entre os homens, enfatizando o conceito da soberania popular. Diderot difundiu as ideias dos filósofos nos verbetes da sua Enciclopédia.

            O Despotismo Esclarecido era uma forma de os governantes provocarem mudanças na organização da sociedade baseando-se em ideias iluministas e, ao mesmo tempo, utilizando de seu poder absolutista para provocar as mudanças que julgassem convenientes.

            A Monarquia Absolutista se difere do Despotismo Esclarecido porque não se baseia nos interesses diretos da sociedade, e sim na vontade do governante, podendo ela garantir ou não o bem-estar social.

About these ads